A
sociedade da Aprendizagem e o Desafio de Converter Informações em
Conhecimentos
Os
momentos paradoxais em que vivem a sociedade e mais especificamente
as escolas tem deixado professores e estudantes apreensivos em
relação as demandas dos novos conhecimentos, pois quanto mais se
aprende, mais se fracassa nesta tentativa de aprender.
As
demandas dos novos conhecimentos exigem novas formas de conceber e de
gerir as aprendizagens, porém não é criando apenas um ou ou dois
requisitos como espaços instrucionais ou simplesmente ampliando a
educação obrigatória que se adquire a nova cultura da aprendizagem
e sim, dotando-nos de capacidades de aprendizagens de modos de
pensamento que nos permitam utilizar estrategicamente a informação
que recebemos, para que sejamos capazes de converter essas
informações em conhecimento verdadeiro.
Uma das
metas essenciais da educação para atender as exigências dessa nova
sociedade da aprendizagem é fomentando as capacidades de “Gestão
do Conhecimento”, além de muitas outras competências
interpessoais, afetivas e sociais, como as citadas por (Pozo e
Postigo): Competência para aquisição da informação, competência
para a informação; competência para analise da informação;
competência para a compreensão da informação e por fim as
competências para a comunicação da informação. Contudo, a nova
cultura de aprendizagem exige um novo perfil do estudante e do
professor, exige novas funções destes, os quais só se tornarão
possíveis se houver uma mudança nas concepções profundamente
arraigadas de uns e de outros sobre as aprendizagens e o ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário