PROJETO DE LEITURA
“SE VOCÊ LÊ, EU LEIO TAMBEM”...
IDENTIFICAÇÃO
- ESCOLA: Waldemar Higino de Souza;
- Público Alvo: Alunos do 1º ao 5º
ano;
- Professores envolvidos: Todos professores;
- Coordenadores: Gestores, Coordenador Pedagógico, Orientador
Educacional;
- Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia,
Matemática, História, Artes, Educação Religiosa e Educação Física;
JUSTIFICATIVA
Sendo conhecedores de que a leitura
e a escrita tem uma função social importantíssima, cabe a escola resgatar junto
estudantes o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação
social e promoção da cidadania.
Através da leitura o ser humano
consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao valor da existência.
Assim, sendo justifica-se a
importância deste projeto que visa através das ações propostas propiciar aos
estudantes momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao
livro, e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.
* OBJETIVO GERAL
-Estimular a leitura pelo prazer
literário como ações inteligente e reflexiva, despertando o desejo de ler
diferentes gêneros por iniciativa própria.
* OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Proporcionar situações de leituras diversas;
- Aproximar os estudantes do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, revistas e jornais);
- Desenvolver o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
- Adotar atitudes corretas no dia a dia, respeitando a si e aos outros;
- Desperta o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do estudante;
- Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
- Proporcionar ao individuo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora
*METODOLOGIA
As atividades aqui propostas serão desenvolvidas para incentivar o gosto
pela leitura sem cobranças de “conteúdos” e sim a partilha prazerosa de leitura
para deleite. Assim sendo, propõe-se como metodologias:
- Leituras silenciosas e compartilhadas;
- Roda de leituras em vários espaços da escola;
- Apresentação cobrinha que engole tudo;
- Cantinho de leitura móvel;
- Sacola de leitura para que o estudante leve livros para serem lidos com a família;
- Mural de indicações das leitura realizadas;
- Rotina semanal para cada turma realizar a leitura de gêneros variados;
- Empréstimo de livro da Blibioteca Municipal;
- Apresentação de algumas obras existentes na Blibioteca Municipal;
- Visita à blibioteca pública;
- Leituras realizadas por profissionais da escola e pais de alunos;
- Empréstimo de livros da sala de leitura;
- Premiação aos alunos ou turma que participarem de todas as atividades proposta, principalmente no quesito de tentar incentivar os colegas a ler cada vez mais;
- Apresentações diversas: leitura dramatizada, teatro de fantoches, jornal falado.
- Leituras de histórias em slaides.
* CRONOGRAMA
O desenvolvimento das atividades
propostas terá início no final do 1º semestre e se estenderá durante todo o 2º
semestre, sendo uma atividade de leitura semanal. A premiação acontecerá no
final de novembro ou inicio de dezembro.
*RECURSOS
-HUMANOS
ü
Professores;
ü
Estudantes;
ü
Equipe pedagógica;
ü
Equipe gestora.
-MATERIAIS
ü
Sacolas de leitura;
ü
Livros, jornais, revistas, gibis, internet, DVD;
ü
Mural;
ü
Microfone;
ü
Caixa de som;
ü
Som;
ü
Fantoches;
ü
Cantinho móvel de leitura;
ü Cobrinha feita de tecido;
ü
Outros que se fizerem necessário.
*AVALIAÇÃO
As atividades serão avaliadas no decorrer de seus
desenvolvimentos, através da observação do professor nos seguintes quesitos:
- Participação;
- Motivação;
- Desenvolvimento global do estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário