sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Projeto de Leitura: “SE VOCÊ LÊ, EU LEIO TAMBEM”...



PROJETO DE LEITURA


“SE VOCÊ LÊ, EU LEIO TAMBEM”...
           

IDENTIFICAÇÃO
- ESCOLA: Waldemar Higino de Souza;
- Público Alvo: Alunos do  1º ao 5º ano;
- Professores envolvidos: Todos professores;
- Coordenadores: Gestores, Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional;
- Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, Matemática, História, Artes, Educação Religiosa e Educação Física;



            JUSTIFICATIVA
           

            Sendo conhecedores de que a leitura e a escrita tem uma função social importantíssima, cabe a escola resgatar junto estudantes o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
            Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao valor da existência.
            Assim, sendo justifica-se a importância deste projeto que visa através das ações propostas propiciar aos estudantes momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

            * OBJETIVO GERAL
            -Estimular a leitura pelo prazer literário como ações inteligente e reflexiva, despertando o desejo de ler diferentes gêneros por iniciativa própria.

            * OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Proporcionar situações de leituras diversas;
  • Aproximar os estudantes do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, revistas e jornais);
  • Desenvolver o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;


  • Adotar atitudes corretas no dia a dia, respeitando a si e aos outros;
  • Desperta o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do estudante;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  • Proporcionar ao individuo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora

*METODOLOGIA

As atividades aqui propostas serão desenvolvidas para incentivar o gosto pela leitura sem cobranças de “conteúdos” e sim a partilha prazerosa de leitura para deleite. Assim sendo, propõe-se como metodologias:
  • Leituras silenciosas e compartilhadas;
  • Roda de leituras em vários espaços da escola;
  • Apresentação cobrinha que engole tudo;
  • Cantinho de leitura móvel;
  • Sacola de leitura para que o estudante leve livros para serem lidos com a família;
  • Mural de indicações das leitura realizadas;
  • Rotina semanal para cada turma realizar a leitura de gêneros variados;
  • Empréstimo de livro da Blibioteca Municipal;
  • Apresentação de algumas obras existentes na Blibioteca Municipal;
  • Visita à blibioteca pública;
  • Leituras realizadas por profissionais da escola e pais de alunos;
  • Empréstimo de livros da sala de leitura;
  • Premiação aos alunos ou turma que participarem de todas as atividades proposta, principalmente no quesito de tentar incentivar os colegas a ler cada vez mais;
  • Apresentações diversas: leitura dramatizada, teatro de fantoches, jornal falado.
  • Leituras de histórias em slaides.

* CRONOGRAMA
            O desenvolvimento das atividades propostas terá início no final do 1º semestre e se estenderá durante todo o 2º semestre, sendo uma atividade de leitura semanal. A premiação acontecerá no final de novembro ou inicio de dezembro. 
            *RECURSOS
            -HUMANOS
ü  Professores;
ü  Estudantes;
ü  Equipe pedagógica;
ü  Equipe gestora.


-MATERIAIS
ü  Sacolas de leitura;
ü  Livros, jornais, revistas, gibis, internet, DVD;
ü  Mural;
ü  Microfone;
ü  Caixa de som;
ü  Som;
ü  Fantoches;
ü  Cantinho móvel de leitura;
ü Cobrinha feita de tecido;
ü  Outros que se fizerem necessário.


*AVALIAÇÃO
As atividades serão avaliadas no decorrer de seus desenvolvimentos, através da observação do professor nos seguintes quesitos:
            - Participação;
            - Motivação;
            - Desenvolvimento global do estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário